Escolas de Mirandiba recebem kits de higiene e comunicação para apoio no retorno seguro às aulas

publicado: 21/01/2022 21h52,
última modificação: 21/01/2022 21h52

Iniciativa do UNICEF, em parceria com a AVSI Brasil, faz parte das atividades do Projeto de Resposta à Covid-19 no Semiárido Brasileiro

Após um longo período com escolas fechadas e ensino remoto, gestores, professores e alunos estão se preparando para a volta às aulas e conviência no ambiente escolar. Para apoiar esse retorno, 16 escolas do município de Mirandiba, sertão de Pernambuco, irão receber um reforço para retomar o ensino presencial de forma segura, com foco na prevenção e controle do coronavírus. A ação faz parte do Projeto Resposta à Covid-19 no Semiárido Brasileiro, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros, realizada junto com a Associação dos Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil).

Cada escola receberá dois Kits, um de higiene (incluindo higiene menstrual) e EPIs, e um Kit com materiais educativos. O Kit de higiene e EPIs é composto por 200 absorventes íntimos, 150 sabonetes em barra, 30 litros de sabonete líquido, 40 litros de álcool em gel 70%, 100 máscaras de proteção facial (de tecido), um totem com dispenser para álcool gel, e/ou uma estação móvel de lavagem de mãos.

Já o Kit com materiais educativos é composto por cartilhas sobre menstruação, cartelas adesivas, folhetos e cartazes com mensagens lúdicas, atrativas e com uma linguagem acessível para promover a conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância do retorno e convivência seguros no ambiente escolar. Além de Mirandiba, 15 escolas da capital, Recife, e 14 de Araripina, também receberão os itens de higiene e comunicação. Ao todo, serão contempladas 43 escolas municipais de Pernambuco.

“O longo período de escolas fechadas e as dificuldades de meninas e meninos para ter acesso ao ensino não presencial estão empurrando o Brasil de volta para a situação de 20 anos atrás. É preciso garantir as condições para que as escolas voltem a receber estas crianças e adolescentes urgentemente”, afirma Dennis Larsen, coordenador do UNICEF para o semiárido. Para ele, o retorno seguro às aulas presenciais envolve um processo de mobilização e conscientização coletiva, em que as escolas devem se preparar, os profissionais de saúde e educação precisam ser treinados, e pais, alunos e comunidade precisam receber orientação adequada para que se sintam seguros.

“Além das entregas dos itens de higiene e educação, a iniciativa prevê ações educativas e de comunicação sobre cuidados com a higiene na volta às aulas, envolvendo profissionais de educação das escolas municipais sobre como cumprir os protocolos de segurança contra a covid-19. Esse conjunto de iniciativas tem como objetivo mitigar os impactos da pandemia na vida de crianças, adolescentes e suas famílias”, explicou Vanessa Alonso, gerente de projetos da AVSI Brasil.

O projeto Resposta à Covid-19 no Semiárido é parte da estratégia do UNICEF para resposta à pandemia no Brasil, que visa garantir a continuidade dos serviços essenciais às crianças e adolescentes nas áreas de saúde, educação, higiene e proteção em territórios mais vulneráveis. Essa realização é possível graças ao apoio de parceiros estratégicos, que contribuem para que meninos e meninas tenham seus direitos à educação e saúde preservados, como Capgemini, Accenture e Grupo Tigre.

O projeto envolve ainda a capacitação de profissionais de educação e de saúde; doações de kits de higiene (incluindo higiene menstrual) para famílias; doações de equipamentos como pias, estações móveis de lavagem de mãos e totens de álcool gel para escolas; doações de equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde; distribuição de materiais informativos e educativos; e capacitação de lideranças comunitárias para ações de comunicação para mudança de comportamento junto a crianças, adolescentes, pais, mães e cuidadores e professores da rede municipal. Saiba mais em www.unicef.org.br.