Geografia

Localização

Noroeste: Verdejante Norte: São José do Belmonte Nordeste: Serra Talhada

Oeste: Salgueiro Reinel compass rose.svg Leste: Serra Talhada

Sudoeste: Salgueiro Sul: Carnaubeira da Penha Sudeste: Floresta

Informações

Localiza-se a uma latitude 08º07’13” sul e a uma longitude 38º43’46” oeste, estando a uma altitude de 450 metros. Sua população estimada em 2008 era de 13.757 habitantes.

Possui uma área de 809 km².

 

O município está localizado na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja. A vegetação predominante é a caatinga hiperxerófila, apresentando trechos de floresta caducifólia.

Mirandiba está nos domíniods da bacia hidrográfica do Rio Pajeú e tem como principais tributários são os riachos da Queimada Redonda, dos Espraiados, Umbuzeiro, Barriguda, Maracanã, do Serote, do Tigre, do Padre, Verde, do Caldeirão, dos Picos, do Serrote Branco, do Serrote Verde, do Serrotinho, dos Picos, Terra Nova, do Meio, das Areias, da Caieira, do Caroá, da Barreira, da Cachoeira,das Preces dos Rodrigues, da Posse, do Aterro, da Umburana, Croata, do Boião, da Roça Velha e do Brejo, todos de regime intermitente. Conta ainda com os recursos hídricos do Açude Juá, com capacidade de acumulação de 3.000.000 m³ e as Lagoas do Pau Preto, da Favela, Escondida, Grande, do Caroá, da Pedra Branca, dos Pinhões, do Catolé, do Xerém e dos Veados

O acesso é feito pela rodovia PE-423, BR-232 via Serra Talhada.